Search
Close this search box.

O INCT Café

Criação

Criado em 2008 por iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Parcerias

Colabora com instituições de renome para impulsionar a produção de café sustentável

Tecnologia

Fomenta tecnologias sustentáveis para melhorar qualidade e competitividade no mercado global junto a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

Capacitação

Investe na formação de recursos humanos especializados para a cafeicultura.

A cafeicultura é uma das principais atividades econômicas do Brasil e Minas Gerais se destaca como o maior estado produtor, sendo responsável por cerca de metade da produção brasileira de café. A região Sul de Minas Gerais responde por 50% da produção do estado e, consequentemente, por aproximadamente 25% da produção nacional. Por sua relevante importância na cafeicultura, esta região tornou-se sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT- Café). Instalado no Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com apoio financeiro do CNPq, Fapemig e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o INCT do Café faz parte de um dos maiores programas de Ciência e Tecnologia do Brasil.


Prof. Mário Lúcio Vilela de Resende, PhD
Coordenador do INCT Café

O Instituto visa, por meio da geração de tecnologias sustentáveis, desenvolver modelos adaptados para os sistemas especializados de produção, melhorando a qualidade e a competitividade da cadeia produtiva do café. Este modelo de gestão de pesquisa cria unidades especializadas para uso compartilhado, ao mesmo tempo em que fortalece as atividades do setor. Os recursos não são divididos, mas aplicados em estruturas, na instalação e na manutenção de equipamentos e pessoal necessários às pesquisas. Desta forma, racionaliza-se a aplicação dos recursos públicos e contribui-se para reforçar a integração da pesquisa em nível nacional e internacional.

Neste contexto, é importante enfatizar que, por meio da implantação do INCT do Café, foi criada uma importante estratégia de integração entre o Instituto e demais instituições parceiras, como a própria UFLA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fundação Procafé e entidades da iniciativa privada.
Para alcançar os objetivos do INCT do Café, propôs-se o desenvolvimento de uma base de pesquisa técnica e científica, visando fornecer serviços e produtos inovadores.

Comitê gestor e sede

Mário Lúcio Vilela de Resende, UFLA (Coordenador)
Antônio Nazareno Guimarães Mendes, UFLA (Vice-Coordenador)
Antônio Carlos Baião de Oliveira, EMBRAPA (Membro)
Alan Carvalho Andrade, EMBRAPA (Membro)
César Elias Botelho, EPAMIG (Membro)
Édila Vilela de Resende Von Pinho, UFLA (Membro)
Eveline Teixeira Caixeta, EMBRAPA (Membro)
Luiz Gonzaga de Castro Júnior, UFLA (Membro)
Luiz Filipe Protasio Pereira, IAPAR (Membro)
Oliveiro Guerreiro Filho, IAC (Membro)
Sônia Maria de Lima Salgado, EPAMIG (Membro)

O INCT Café está sediado no Setor de Cafeicultura (Departamento de Agricultura – UFLA), abrigando também:

  • Centro de Inteligência em Mercados (CIM – UFLA).
  • Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF – UFLA).
  • Laboratórios equipados para análises químicas, microbiológicas e de qualidade do café.
  • Sala para preparo de amostras.
  • Salas de professores e pesquisadores.
  • Salas de aula, reuniões e videoconferências.                             

INCT-Café – Campus da Universidade Federal de Lavras UFLA – Caixa Postal 3037 – CEP 37200-000 – Lavras – MG

Para alcançar seus objetivos, o INCT do Café estabeleceu parcerias com diversas instituições do setor público, as quais fornecem todo o aparato estrutural e de pesquisa. Para a realização dos projetos de pesquisa, os recursos são disponibilizados pelas instituições CNPq, CAPES e FAPEMIG.

Parcerias